Serviços
Transporte de Produtos Químicos Perigosos
Transporte e Armazenamento de Cargas Químicas
- Cosméticos
- Indústria Alimentícia
- Indústria Automotiva
- Indústria Farmacêutica
- Indústria Petroquímica
- Indústria Química
- Produtos Químicos
- Produtos de Limpeza
- Produtos Inflamáveis
O Transporte de Produtos Perigosos é regulamentado por órgãos federais para garantir o cumprimento das normas técnicas e medidas de segurança do setor.
O Transporte de Produtos Perigosos se refere ao carregamento de cargas perigosas, normalmente via terrestre, e é regulamentado por normas rigorosas que buscam tornar esta atividade mais segura para os trabalhadores envolvidos, a população em geral e o meio ambiente.
A principal norma que rege essa atividade é a Resolução nº 6.016/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece as diretrizes para o transporte rodoviário de produtos perigosos em território nacional.
Produtos perigosos são substâncias ou objetos que apresentam riscos para a saúde humana, a segurança pública ou o meio ambiente quando são manuseados, armazenados, transportados ou descartados de maneira inadequada.
Classificação dos produtos perigosos em diferentes categorias:
Classe 1: Explosivos, substâncias e artigos com risco de projeção, explosão ou fogo, como nitroglicerina e azida de chumbo.
Classe 2 (Gases):
Subclasse 2.1: gases inflamáveis, como acetileno, amoníaco e metano;
Subclasse 2.2: gases não-inflamáveis, não-tóxicos (como butano, propano, etc);
Subclasse 2.3: gases tóxicos (cianeto de hidrogênio, cloro).
Classe 3: Líquidos inflamáveis (como álcool, gasolina, óleo diesel, benzeno).
Classe 4: Sólidos inflamáveis (azídas orgânicas, compostos nitrosos, liga de magnésio), substâncias sujeitas à combustão espontânea e substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis.
Classe 5: Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos (peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, permanganato de potássio).
Classe 6: Substâncias tóxicas e infectantes (pesticidas).
Classe 7: Materiais radioativos (césio, rádio, urânio, cobalto, entre outros).
Classe 8: Corrosivos (ácido sulfúrico e hidróxido de sódio, mais conhecido como soda cáustica, ácido nítrico e ácido clorídrico).
Classe 9: Substâncias perigosas diversas (baterias de lítio, etc.)
CONSULTE NOS PARA AS CERTIFICAÇÕES CORRETAS.